O sucesso incomoda - inveja


Senhor, abre os nosso olhos!!



Nunca pensei em escrever sobre esse tema, acho polémico e acredito que todos, em algum momento, sentimos inveja...dizem até que há inveja boa, eu não acredito, mas dizem por aí... hehehehe! A bíblia não fala de inveja boa, então eu prefiro acreditar que inveja é ruim e ponto final. O problema é quando a inveja prejudica o invejado, qdo a tal (inveja)acaba se tornando em injustiça, isso me deixa mto ferradona da vida. Sei que postar isso aqui talvez não adiante mto, na verdade, isso serve para mim, sou ministrada antes de postar qualquer coisa...eu queria mesmo era poder abrir o "berreiro" e falar um montão de coisas... But!!

Mas falando sério, a inveja é o pior sentimento que existe... eu já tive inveja de mulheres grávidas, mas era um sentimento de tristeza por mim, não sentia raiva das grávidas e não queria prejudicá-las, apenas queria estar grávida também... sei lá!!
MAs de qualquer forma, o post está aí, meus leitores eu sei qm são, e isso não é para eles, de forma alguma... é para mim mesma... engolir e ficar calada! escrever pode!!

Sem comentários!
Eu procurei ler mais sobre a inveja e fui buscar alguns versículos, além da definição no dicionário e um artigo pronto sobre o tema...


Definição de inveja no dicionário priberam:
inveja
s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).


Inveja em Provérbios:
"sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos". Cap. 14:30

"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?" Cap. 27:4

No Novo Testamento:
"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem." Mateus 7:21-23

"Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus... Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." Gálatas 5:21, 26

"Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade... Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perve" Tiago 3:14, 16


Incrível não é???
Eu preciso ter mais cuidado, você precisa ter mais cuidado...
Ter inveja pode nos impedir de subir ao céu... Lúcifer foi invejoso e queria a glória toda para ele... e todos nós sabemos bem o fim dele.


Peguei esse texto abaixo no site da Lagoinha.com... espero que vc possa refletir mais sobre o assunto...


O sucesso incomoda

Tente imaginar alguém observando você o tempo todo. Aonde for, o olhar desse alguém vai atrás. Você se sente incomodado, pois essa pessoa fica lhe observando de cima em baixo. Repara o seu corpo, o seu cabelo, a sua roupa, o seu comportamento, os seus gestos... Então, você toma coragem e vai até essa pessoa e lhe pergunta: “O que foi? Perdeu alguma coisa? Você não pára de me encarar?” Ao que este alguém de forma surpreendente lhe responde. “Não, eu só tenho inveja de você”.

Seria interessante que o invejoso tivesse esse tipo de atitude. Demonstrasse que realmente sente inveja de alguém. Mas comumente, ele não tem. Ao contrário, na maioria das vezes, ele fica à espreita, só observando, e torcendo para que algo dê errado com o invejado.

A inveja é tão destrutiva que uma pessoa invejosa torce pelo insucesso dos outros. Alegra-se com os erros e fracassos que cometeu. O invejoso é capaz até de incentivar uma atitude errada só para ver a derrota de outrem.

“O invejoso quando vê alguém a quem deveria admirar, tende a diminuir essa pessoa”. Essa afirmativa é do consultor comportamental, Antônio Roberto Soares. Suas palavras foram publicadas no artigo intitulado “Como trabalhar a inveja” e publicado em seu site. Suas palavras são pertinentes, já que uma pessoa invejosa dificilmente reconhece o êxito dos outros.

Mas o que é a inveja? Por que muitas pessoas têm esse sentimento? Por que o sucesso e a alegria de uns, incomoda tanto? Falando sobre o mesmo assunto em outro artigo – “Sentir inveja e ser invejado” –, Antônio Roberto diz que a inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, de acanhamento, por uma pessoa se sentir menor do que outra, por não possuir o que o outro possui, por não ser o que o outro é.

A Palavra de Deus nos oferece um versículo que ilustra muito bem o que vem a ser a inveja. Está em Provérbios, capítulo 14, verso 30, que diz: O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos, ou seja, ela corrói e destrói a vida de quem tem o coração invejoso. Já observou como a ferrugem consome o ferro? Assim é a inveja. Ela consome qualquer coração.

Não há nada de mal quando você almeja algo, ou quando você admira uma pessoa de sucesso, que é próspera e que conseguiu atingir os seus objetivos de vida. Porém, o erro acontece quando de admiração você passa a querer ocupar o lugar desta pessoa, a tomar o que ela tem e adquiriu, ou então quando você, num sentimento de inveja, tenta menosprezar, depreciar esta pessoa. Isso acontece pelo simples fato de você não ter alcançado o que ela alcançou.

Bom seria se todos se alegrassem com o sucesso dos outros, e não se entristecessem ou torcessem contra. Porém, o que se vê, algumas vezes, são pessoas que em vez de saírem à luta pelos seus ideais, se contentam em desejar a derrota alheia.

Se você sente que alguém tem inveja de você, ore por esta pessoa, pedindo a Deus para trabalhar no coração dela. Contudo, se você é uma pessoa invejosa, peça a Deus que arranque esse sentimento do seu coração. Deus não faz acepção de pessoas, ninguém é melhor do que ninguém. O que acontece é que muitos correm atrás de seus ideais, enquanto outros se ocupam em simplesmente observar e a querer tudo pronto. Que você seja sempre um abençoador e nunca um invejoso. Não deixe a inveja tomar conta de você, pois se isso acontecer esse será o caminho mais rápido para a sua destruição.

Ana Paula Costa
redacao@lagoinha.com

5 comentários:

Andressa Bragança disse...

Ai amigaaaaaaaaa, me perdoe vá ! Mas eu tenho uma invejinha santa de voce *rs
Voce é linda, inteligente, dedicada, e eu tenho invejinha de voce morar num AP lindo kkkkkkkkkkkkkkk e eu aqui nessa casa horrivel. Mas assim que eu mudar essa invejinha passa hauhauahuahauhauhauahuah
Brincadeira. Eu te amo e concordo que a inveja é muito ruim. Acho que existe outra palavra para essa tal "inveja boa" ou "inveja santa". Talves nao seja inveja, mas um sentimento que nos impulsiona a sermos melhores. Ou tbm, por vermos que outras pessoas podem ser nossos exemplos e espelhos. Acho que isso nao é ser invejoso. É como o filho que deseja ser como o pai. Nao é uma inveja boa, mas um exemplo de ser seguido. E voce é um exemplo pra mim de arrependimento, de cabeça erguida, de força, de conquista que eu quero imitar.
Bjs
te love
Feliz Sabado pra Voce.

Elizete disse...

então... acho que esse sentimento de querer algo igual ao do outro não é inveja, eu acho que não... por exemplo, vc achar bonito o cabelo de alguém ou a roupa e querer uma igual, porque vc acha q ficaria bem em vc tb... a inveja é vc querer a coisa do outro, sabe... e ter raiva da pessoa por isso...
eu queria ser inteligente como vc, queria um blog parecido com o seu etc, etc...

hahahahaha!
amiga, escrevi no blog, porque não posso falar pessoalmente, sabe?!! rsrs... ai, ai viu?!
ótimo final de semana p/ vc!
te amoooo mtooo
bjs

Andressa Bragança disse...

falar pessoalmente o que? que queria um blog como o meu? *rsssssssssssssss
Eu nao sou inteligente miga, quem me dera.
Love U
( amei as musicas )
Vc viu o video no meu blog? *rsss

Elizete disse...

Nãooo.. isso não!! kkkk vc já disse que ia fazer... só estava esperando... rsrs...
Sobre a inveja.... mas não com vc... rs... esse texto tem endereço certo, mas não posso falar... kkkkkkkk... confusão né?!!
adoro a Rebecca St James!

Elizete disse...

Nãooo.. isso não!! kkkk vc já disse que ia fazer... só estava esperando... rsrs...
Sobre a inveja.... mas não com vc... rs... esse texto tem endereço certo, mas não posso falar... kkkkkkkk... confusão né?!!
adoro a Rebecca St James!