Devocional desta semana

Tema: "A imagem de Deus" - 'Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou'. Gênesis 1:27

Gostaria de compartilhar com vocês o texto de Tiago 3:7:18.
A epístola de Tiago sempre me fascinou pela clareza com que ele fala sobre o comportamento humano, principalmente em relação à forma como usamos as nossas palavras.
Eu me lembro de ter lido este texto pela primeira vez quando eu era pré-adolescente e naquela época teve um impacto tão grande na minha vida que eu nunca mais esqueci; e sempre que algum pregador lia Tiago,  eu sabia que vinha "chumbo grosso", mas na verdade nem é tão "chumbo grosso" assim, são orientações que, se seguidas, como tudo o que está na Bíblia, só nos traz uma vida mais equilibrada e fácil de viver e que nos fará cada vez mais sermos à imagem e semelhança de Deus!

Vejam o que diz Tiago a partir do versículo 7:

 Tiago 3: 7-18 (Nova Bíblia Viva)
7) Os homens têm domesticado, ou podem domesticar, qualquer espécie de animal ou ave que tem vida, e qualquer espécie de serpente e de peixe
8) mas nenhum ser humano pode domar a língua. Ela está sempre pronta a expelir seu veneno mortífero.
9) Umas vezes, a língua dá louvores ao nosso Pai celestial, e outras ela rompe em maldições contra os homens que são feitos à semelhança de Deus.
10) E assim a bênção e a maldição vêm brotando da mesma boca. Queridos irmãos, é evidente que isso não está certo!
11) Uma fonte d'água jorra primeiro água doce e depois água amarga?
12) Podem-se colher azeitonas de uma figueira, ou figos de uma parreira? Não, e não se pode tampouco tirar água doce de um poço salgado.
13) Se vocês forem sábios, vivam uma vida de constante bondade, para que dela emanem somente as boas ações. E se vocês não fizerem alarde a respeito delas, então serão verdadeiramente sábios!
14) E evidentemente, não se gabem de serem sábios e bons se vocês forem amargados, invejosos e egoístas; esse é o pior tipo de mentira.
15) Porque a inveja e o egoísmo não são a espécie de sabedoria de Deus. Estas coisas são terrenas, materiais, inspiradas pelo diabo.
16) Onde houver inveja ou ambições egoístas, haverá desordem e todas as outras espécies de mal.
17) Entretanto, a sabedoria que vem do céu primeiro que tudo é pura e cheia de calma brandura. Depois, é amante da paz e cortês. Tolera o debate e está pronta a submeter-se aos outros; é repleta de misericórdia e de boas obras. É cordial, correta e sincera.
18) E todos aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e levantarão uma colheita de justiça.

Fascinante esta passagem, não é mesmo?!

E a minha recomendação para todos nós é: Cuidado com as palavras,  sempre me lembro do texto de Mateus 15,  quando Jesus questionado pelos fariseus por ele não ter lavado as mãos, responde:

17) "Vocês não vêem que qualquer coisa que se come passa pelo estômago e vai para fora outra vez?"
18) "Porém as palavras más saem dum coração mau, e contaminam o homem que fala essas palavras".
19) "Porque do coração saem os maus pensamentos, o assassínio, o adultério, a fornicação, o roubo, a mentira e a calúnia".
20) "São estas coisas que contaminam; mas não há contaminação espiritual em comer, sem primeiro cumprir a cerimônia de lavar as mãos!

Cuidado com o que sai da sua boca: maldição sobre a vida das pessoas, fofoca, murmuração, contenda, julgamentos, palavras torpes (entenda-se, palavrões), mentiras e tantas outras coisas... escolha usar as suas palavras para abençoar e edificar as pessoas , para pacificar e tratar com brandura, verdade e misericórdia, inclusive  aqueles que te perseguem e desta forma estará agradando e louvando ao nosso Deus!!

Que sejamos à imagem e semelhança de Deus!

Com amor,

Pra. Elizete Rodgério

3 comentários:

Andressa Bragança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andressa Bragança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andressa Bragança disse...

Amiga, esse assunto é o que mais temos discutido por aqui. A Lashon Hará (lingua má) é o que mais destroi o homem. Nós temos trabalhado muito nessa area porque nós somos abençoados ou amaldiçoados pelas coisas que falamos.
Em proverbios (em algum lá rss) fala que a boca do justo é fonte de MEL..
Imagina!!!? Se nossa boca é fonte de mel, como pode sair fel da nossa boca?

Outra coisa que vemos, em Salmo 1 tbm fala que o justo nao tem parte com o impio e sua impiedade. Um modo de resguardarmos nossos labios tbm é nao sermos jornaleiros de más noticas .. tipo.. um ímpio mata uma menina, e ai a gente sai comentando sobre isso com todo mundo. Nao temos parte com o que o impio faz e nossa boca nao pode ser canal de propaganda do impio. Nossos labios devem falar somente daquilo que vem do alto, que edifica, e nao falarmos nada da maldade desse mundo.. basta cada dia o seu mal.

E é ai que de fato seremos luz e sal nessa terra.

Que o Eterno costure a nossa boca toda vez que a gente pensar em usa-la para proferir algo que nao agrade a Ele.

Estamos em treinamento!

Bjoooooooooooooooooooooooo

And