Sua Vida, uma experiência única


A Bíblia nos ensina que é dada ao homem a condição de viver uma única vez, vindo em seguida o juízo (Hebreus 9:27). Por ser uma experiência única, sua vida não é um mero acaso, um acidente de percurso, um descuido de seus pais, mas o que a Bíblia diz, é que todos que foram criados, refletem a exata expressão do Seu Criador, como está escrito em Gênesis 5:1 “No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.”.

Tornar esta experiência única, algo realmente especial e tirar proveito de cada segundo da existência, parece que tem sido um grande dilema em nossos dias, pois, todos nós, muito provavelmente, conhecemos alguém ou enfrentamos, duríssimas questões, que nos faz buscar respostas e apoio em soluções médicas, terapias, experiências religiosas, ritos de auto-ajuda e auto-conhecimento, enfim, inúmeras fontes que possam nos guiar para longe dos conflitos existenciais que sufocam e interrompem os sonhos e a vida de muitas pessoas, sejam pobres ou ricas, instruídas ou analfabetas, religiosas ou não.

Uma enfermeira australiana, que acompanhou seus pacientes terminais durante as últimas 12 semanas de vida deles, revelou os arrependimentos mais comuns entre os que estão no leito de morte.

Bronnie Ware, gravou as epifanias dos seus pacientes e as postou em seu blog. De acordo com o jornal The Guardian, as observações sobre seu trabalho foram tantas que ela foi convidada a publicar o livro "The Top Five Regrets of the Dying".

“As pessoas crescem muito quando elas se deparam com sua própria mortalidade”, diz a enfermeira. “Quando elas são questionadas sobre algum arrependimento que tiveram ou se elas fariam qualquer coisa diferente na vida, temas comuns vêm à tona”, acrescenta  Bronnie Ware.

Aqui estão os 5 arrependimentos mais comuns listados por ela:

1 – Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo. “Sonhador”
Segundo a enfermeira, somente no leito de morte as pessoas perceberam quantos sonhos não foram realizados ao longo da vida. Bronnie Ware diz que a maioria dos seus pacientes não tinha honrado nem mesmo a metade dos seus desejos.

2 – Eu queria que eu não tivesse trabalhado tanto. “Equilibrado”
Esse foi o pesar mais comum entre os pacientes do sexo masculino, de acordo com a enfermeira. Eles perderam a juventude de seus filhos e o companheirismo das suas parceiras, conta Bronnie Ware.

3 – Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos. “Autêntico”
A enfermeira explica que muitas pessoas suprimiram seus sentimentos, a fim de manter a paz com os outros. “Como resultado, elas adotaram uma existência medíocre e nunca viram a ser quem elas eram realmente capazes de se tornar”, diz a enfermeira.

4 – Eu queria ter mantido mais contato com meus amigos. “Amigo”
Segundo Bronnie Ware, muito se tornaram presos de suas próprias vidas, perdendo grandes amizades ao longo dos anos. “Houve arrependimentos profundos sobre amizades que mereciam mais tempo e esforço para serem cultivadas”, afirma a enfermeira.

5 – Queria que eu tivesse me deixado ser mais feliz. “Perseverante”
“Este é um pesar surpreendentemente comum”, diz a enfermeira. “Muitos não percebem até o fim da vida de que a felicidade é uma escolha. Eles haviam ficado presos em velhos padrões e hábitos”, acrescenta Bronnie Ware.

Pois bem, sua experiência única nesta vida tem que lhe proporcionar muitas razões para comemorar, sendo sonhador, equilibrado, autêntico, amigo, perseverante, faz muito sentido e Salomão tratou sobre isto, em Eclesiastes, dizendo, “Um homem pode ter cem filhos e viver muitos anos. No entanto, se não desfrutar as coisas boas da vida, digo que uma criança que nasce morta e nem recebe um enterro digno, tem melhor sorte do que ele.” Ec 6:3 (NVI).

Claro que se tentar obter a felicidade apenas com seu próprio esforço, a frustração será sua parceira incontestável, pois, sua vida somente será realizada plenamente, se Você tiver uma experiência única também com seu Criador.

“Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.” Salmos 119:116

A criação só pode ter sentido, se portar a marca do seu criador, assim como um quadro, produzido por um famoso artista, terá validade e será valorizado com a assinatura de seu verdadeiro autor, assim a sua vida será plena e se tornará uma experiência única, se Você carregar as marcas de Jesus. Esta experiência valerá muito a pena!

“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.” Gálatas 6:17

Fique com Deus!

Pr Wellington

Twitter: @comuinove

0 comentários: