Histórias...


Quando eu era adolescente eu não gostava muito de ouvir os mais velhos... eu os achava ultrapassados e queria viver minhas próprias experiências! Arrogante era eu!! 
A única pessoa que eu respeitava era a minha vó, na verdade a minha vó era um ser humano além da conta para mim... meiga, carinhosa e cuidava de mim com muita paciência!

A medida que os anos foram passando para mim eu comecei achar graça nos mais velhos, as suas conversas e conselhos passaram a ter muito valor para mim. Suas histórias se tornaram referenciais.


Eu, sinceramente, não compreendo o motivo de sermos tão arrogantes ao ponto de acharmos que eles não são mais importantes! Afinal eles viveram tanto... passaram por tantas coisas e o melhor venceram e podem falar com propriedade, pode aconselhar, pois sabem do que estão falando... é claro que há muito valor eu termos nossas próprias experiências, mas deveríamos ouvir mais... valorizar mais!

Eu tenho um grupo no meu trabalho que acabou tendo como maioria senhoras acima de 60 anos...é o dia mais feliz da minha semana... é o período que mais aprendo... que sou enriquecida com o carinho delas, com as histórias lindas, tristes, sofridas, mas com certeza, histórias de superação! Mulheres guerreiras, verdadeiras, amorosas e que mesmo com a idade e as fraquezas da idade, são mulheres que continuam fazendo a diferença na vida das pessoas na comunidade... exemplo de mulheres que amam verdadeiramente o próximo... cada vez que as ouço compartilhar suas histórias passadas e as que ainda estão construindo eu me sinto envergonhada por não ter valorizado mais as histórias e conselhos que ouvi na minha adolescência... com certeza eu teria quebrado menos a cara... me sinto envergonhada por perceber que eu não tenho tantos problemas e que ainda tenho tanto a aprender a reclamar menos... preciso praticar mais e falar menos!!

Amo muito minhas lindas: Nice, Eunice, Jojô, Antônia... E vó, sinto sua falta!! Elas sempre me fazem lembrar você! Me lembro dos seus conselhos, da sua bondade, da sua amizade e cafunés! 
Hoje eu acordei pensando em você e automaticamente pensando nas minhas vovós da semana, por isso quis expressar em palavras aqui no no meu espaço... que é diferente em comentar com alguém! 


Liz






0 comentários: