Falando de frustrações

A necessidade de escrever às vezes é insuportável, mas é sacrificada pela preguiça, pela falta de tempo e até mesmo pelo medo ou cuidado com o que escrever, em época em que a internet se tornou tão agressiva e tudo é tão mal interpretado que a gente finge que nem pensa nessa vida!! 

Agora estava aqui chorando com Deus e falando de algumas frustrações que pesam minha alma! Quem não tem frustrações não é mesmo? Nem deve ser gente! hahaha

O fato é que sempre que essa necessidade de escrever fica insuportável eu venho aqui e releio algumas coisas, que por incrível que possa parecer, me reanimam. Hoje eu reli um texto de Fev/2014 e como foi incrível entrar em contato com esse texto, pois na semana passada eu comentava com minha analista sobre essa sessão em que surgiu o tema "ideais e possibilidades", o quanto desamarrou a minha vida naquela época e é tão incrível que eu não havia me dado conta que no final daquele ano, em dezembro/2014 o Felipe veio como a possibilidade que se tornou o meu mais lindo ideal! Que cura!! 

Hoje me sentia frustrada com o desfralde tardio pelo qual estou passando, na verdade há outras frustrações, porque uma só seria fichinha! Mas o fato é que você encarar que não dá conta de desfraldar seu filho de 3 anos e 11 meses parece o fim do mundo. Chorei tanto falando com Deus e pedindo sabedoria, paciência, graça, tranquilidade etc, etc, etc... tudo em dobro, Senhor, se for possível! wow!! 

Fui procurar artigos a respeito, mas as pessoas no geral são muito perfeitas, pois QUASE ninguém precisou escrever a respeito :)) ha-ha! Mas encontrei um blog antigo de uma corajosa que passou pelo mesmo que eu passo hoje, aliás, parecia a fotocópia da minha realidade, linguagem tardia, desfralde tardio... oi??! sim... como a criança vai pedir para ir ao banheiro se ela ainda não fala? O Fê começou a desenvolver a fala na escolinha, quando ele entrou tinha 2 anos completos. Hoje ele ainda enrola para contar uma história e inventa sua própria língua, optamos buscar ajuda de uma Fono e estamos vendo progressos, ele está indo há apenas 1 mês, duas vezes na semana.

Ele também está passando por uma dificuldade que é conhecida por alimentação seletiva. Até os dois anos ele comia tudo o que oferecia, mas depois disso tudo mudou!! sim! não come frutas, saladas, legumes, bolachas, chocolate e mais um monte de coisas que outras crianças na idade dele come! Resumindo a alimentação se baseia em: Caldinho de feijão com arroz no almoço e janta, leite com sustagem de manhã, a tarde no lanche e antes de dormir. Alumas vezes consigo trocar o leite da tarde por suco e pipoca ou salgadinho de bacon que ele ama, mas que não posso oferecer sempre, pois sei que não é saudável. Ele ama pipoca, se deixar como todos os dias. O paladar dele, assim como o meu, é mais para as comidas salgadas e bemmmm temperadas. Ahh Ele come macarrão também e aquelas balas Fini (mas uma ou duas por vez e enjoa rápido).

Procurei, como mãe de primeira viagem, fazer tudo corretamente e idealizei demais algo que esperei por anos! Algo que sonhei, chorei, esperei e realizei! Ah e como sou feliz por isso! Mas como a gente  vive a vida real e maternidade é mundo real, gente! Não é romance!! 

A idealização é muito perigosa, pois ela vem disfarçada e a gente nem percebe! 
Quis oferecer ao meu filho a melhor alimentação. Então, até os 2 anos o privei de doces, refrigerantes, enlatados, lanche e tudo aquilo que eu considerava inadequado para ele, tudo o que não fiz aos meus sobrinhos... hi.hi! Foi muito importante, eu reconheço, pois meu filho, apesar dessa seletividade alimentícia, é uma criança saudável, na questão física. Mas o ideal me fez cobrar de mim mesma se não fui muito chata! Me fez pensar que talvez eu pudesse ter aberto mão de algumas bobeiras... mas descobri que maternidade é esse bicho! A gente sempre vai se cobrar! 
Que complicado, gente!! 

E aí a gente se pega num frustração sem fim. Chorando e pensando porque não fez tudo diferente!
E como é bom poder falar sobre isso, como é bom poder ler a respeito desses assuntos, como é bom ler e ouvir histórias de pessoas que vivenciaram o mesmo.
Não sei quanto tempo vai demorar esse desfralde, mas aprendi que ele e nós como pais precisamos amadurecer e estar preparado para esse desenvolvimento! 
Em um outro blog eu li algo que vou copiar aqui que me fez refletir melhor a respeito deste assunto e que me trouxe um pouco de conforto e encorajamento para seguir em frente e me cobrar menos:

"Cabe a perguntar por que os adultos ficam tão ansiosos e se preocupam tanto com a conquista dessa habilidade, que, como acontece com outros aspectos do desenvolvimento normal das crianças, será alcançada na hora adequada, ou seja, quando a criança estiver madura.
Não se aprende a controlar os esfíncteres por repetição, como acontece quando se trata de ler e escrever. A criança adquire o controle naturalmente, quando está pronta, assim como aprende a andar e a usar a linguagem verbal."
Fonte: https://bossamae.com.br/desfralde-o-controle-natural-dos-esfincteres-e-o-autoritarismo-dos-adultos/

Agora vamos para os próximos passos, que muitos julgam como sendo infantilizado e atrasado, ok, pode ser, mas é o tempo dele!
Desfralde
Chupeta/tetê
Fala

De resto, me filho é incrível, inteligente e uma criança amável! Não é perfeita! Nenhuma criança é! 
Por hoje basta!! Até um próximo desabafo!